ARTIGO

Como é o Natal na Alemanha?

26/12/2023

Hallo, Leute! Wie geht’s? 

Chegou o período das festas de final de ano, um momento de união familiar e alegria. E também uma oportunidade de explorar mais da cultura alemã. Venha conosco conhecer como é o Natal na Alemanha, conhecido lá como “Weihnachten” (literalmente “noites sagradas”).

Uma das tradições mais notáveis é o Advento (Advent ou Adventszeit), que marca os quatro domingos antes do Natal. As famílias alemãs frequentemente possuem um calendário do advento (Adventskalender) em casa, uma contagem regressiva que vai do dia 1º até 24 de dezembro. Cada dia é marcado pela abertura de uma pequena janela que revela uma surpresa, seja um doce, uma pequena figura ou uma mensagem especial. Essa tradição não apenas cria expectativa, mas também fortalece os laços familiares.

Os mercados de Natal (Weihnachtsmärkte) são uma parte essencial da temporada na Alemanha. Esses mercados encantadores oferecem uma variedade de produtos artesanais, enfeites, presentes e, é claro, iguarias natalinas. As praças das cidades se transformam em pequenos vilarejos festivos, decorados com luzes cintilantes e cercados por aromas irresistíveis de canela, gengibre e vinho quente (Glühwein) – há também uma versão não alcoólica para as crianças, o “Kinderpunsch”.

Os mercados de Natal são um local de encontro para amigos e familiares, onde todos podem desfrutar do espírito natalino.

A decoração natalina é levada a sério na Alemanha. As casas são adornadas com guirlandas, luzes e árvores de Natal magnificamente decoradas. A tradicional árvore de Natal (Weihnachtsbaum) é uma presença central em muitas casas, enfeitada com bolas coloridas, velas e pequenas figuras de papel. Na noite de 24 de dezembro, as famílias se reúnem em volta da árvore para trocar presentes e desfrutar de uma refeição festiva.

A ceia de Natal (Weihnachtsessen) na Alemanha é uma festa elaborada que varia de região para região. Entre os pratos mais populares estão o “Gänsebraten” (ganso assado), “Kartoffelsalat” (salada de batata) e “Stollen” (um bolo de frutas e nozes).

Em resumo, o Natal na Alemanha é uma celebração encantadora que combina tradições antigas com alegria contemporânea. A rica herança cultural alemã se manifesta em cada tradição, desde os mercados de Natal até os pratos saborosos e a decoração exuberante.

Você já conhecia essas tradições natalinas alemãs? Conte-nos nos comentários o que mais te encanta no Natal da Alemanha.

Frohe Weihnachten! Se ficou perdido(a) com esta despedida, leia o seguinte artigo e aprenda a desejar um “feliz Natal” em alemão.

0 0 votes
Avaliação

Posts Relacionados

TAGS E CATEGORIAS

Fique por dentro de todos os posts!

Insira seu email abaixo e comece a receber dicas, novidades e muito mais.

Compartilhe esse artigo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Relacionados

Fique por dentro de todos os posts!

Insira seu email abaixo e comece a receber dicas, novidades e muito mais.

Fique por dentro de todos os posts!

Insira seu email abaixo e comece a receber dicas, novidades e muito mais.